O meu novo brinquedo é uma máquina de fazer pão :)
Quando a minha cara metade chegou a casa com ela, pareceu-me uma coisa bastante supérflua, mas agora... não quero outra coisa!!!!
É muito simples de usar e o pão sai sempre bom...
E é espectacular acordar de manhã e ter o pão quentinho...
Algumas dicas importantes a ter em conta
- Colocar sempre os ingredientes na cuba pela ordem apresentada.
- Se o pão for para começar a fazer de imediato, utilizar os ingredientes sempre à temperatura ambiente e os liquidos, de preferência, mornos.
- Se programar para uma horas mais tarde, os ingredientes devem estar frescos, para evitar que a massa comece a levedar antes do tempo.
- o fermento nunca deve entrar em contacto com os liquidos, nem com o sal, daí que primeiro entrem na cuba os liquidos e o sal, depois as farinhas e só no fim o fermento.
- Para a côdea ficar crocante, desenforme o pão imediatamente e corte uma fatia para o vapor sair.
- Se a massa estiver a crescer demais e encostar na tampa, basta fazer uns furinhos em cima da massa para sair um pouco de ar e ela baixar. Mas poucos!!
- Para um pão mais fofinho pode-se acrescentar um ovo a uma receita que originalmente não contenha ovo. Para tal tem de se reduzir à água, de forma que o ovo mais a água totalizem o peso em água da receita original. Basta colocar no medidor primeiro o ovo e ir acrescentando a água até aos ml da receita original.
- Receitas que levem óleo e mel, primeiro coloca-se o óleo e só depois o mel (para o mel não agarrar na pá...)
1 comentário:
Igualzinha à minha... Vou tirar daqui umas dicas porque, até agora, só fazia pão normal... Ainda não me dei ao trabalho de a explorar muito.... : )
Beijinhos !!!
Enviar um comentário